terça-feira, 24 de março de 2009

Dia Feliz!


Olá a todos!

Hoje é um dia muito feliz...eu visitei o Blog do Beto, e descobri que eu fui a ganhadora do Desafio de Aniversário do Blog dele... foi a primeira vez que eu participei de algum concurso relacionado à Gastronomia, e eu concorri com uma receitinha que, novamente, me lembra minha avózinha: Panna Cotta. Publico abaixo a receita para que os curiosos tentem em casa...



PANNA COTTA COM FRUTAS E CALDA DE CHOCOLATE MEIO AMARGO

Ingredientes:

120mL de leite integral frio
1 colher e meia de chá de gelatina em pó sem sabor (cerca de 4g)
1 xícara e meia de creme de leite fresco (com cerca de 35% de gordura)
1 pitada de sal fino
5 colheres de sopa de açúcar branco (mascavo e demerara prejudicam a aparência)
1 fava de baunilha aberta ou uma colher de chá de essência de baunilha.
1 xícara de framboesas (congeladas ou frescas)
1 xícara de mirtilos (blueberry) congelados
100g de chocolate meio amargo
30g de manteiga sem sal.

Modo de Preparo:

1) Para o pudim: Panna Cotta, para quem nunca experimentou, é um pudim de creme de leite cozido, com pouco açúcar, muito macio e aveludado, muito simples. Para fazê-lo, misture o leite frio com a gelatina, e reserve. Coloque numa panela pequena o creme de leite com 3 colheres de sopa de açúcar (as outras colheres são para o molho de frutas), a fava de baunilha aberta ou a essência de baunilha e a pitada de sal. Leve ao fogo, mexendo sempre, até que essa mistura comece a ferver. Nesse ponto, desligue o fogo, e mexa mais uns instantes, até parar de levantar bolhas. Coloque esse creme sobre o leite com a gelatina, e mexa com um fouet durante alguns minutos, para esfriar. Quando esfriar, coloque o creme em pequenos potinhos, leve à geladeira por 12 horas, ou até estar firme.

2) Para o molho de frutas: coloque as frutas numa panela pequena, adicione 2 colheres de sopa de açúcar e cozinhe por 5 a 8 minutos. Quando estiver cozido, amasse as frutas groseiramente com um garfo, para virar um molho espesso e azedinho. Coloque um pouco desse molho em cada prato de servir (no mesmo número de potinhos que sua panna cotta rendeu), e leve a geladeira até ficar geladinho.

3)Para a calda de chocolate meio amargo: coloque numa panela a manteiga e chocolate. Leve ao fogo em banho maria até o chocolate derreter e ser encorporado pela manteiga. Prepare apenas na hora de servir, para que esteja quente na sobremesa pronta.

4)Montagem: Tire os pratos de servir com o molho da geladeira. Aqueça cerca de meio litro de água numa panela. Mergule o fundo dos potinhos com o pudim na água quente, para a gelatina amolecer levemente e soltar-se do pote. Desenforme o pudim sobre o molho de frutas gelado. Sobre os pudins, coloque a calda de chocolate meio amargo ainda quente, e decore com framboesas e mirtilos. Sirva imediatamente.

Substituições:
Minha avó preparava Panna Cotta com geléia de morangos. Fica muito bom flambar os morangos fatiados, e depois colocar o açúcar. Manter a calda de chocolate é opcional, mas que ela combina muito com o sabor levemente doce e delicado da panna cotta, ah, isso combina!

Eu não substituiria o creme de leite fresco por creme de leite enlatado, por 2 motivos: o sabor do creme de leite fresco é muito superior, e a cor, mais branca, e isso é essêncial para a receita. Ela deve ter a cor mais clara possível. Também descaracteriza a receita o uso de iogurte. Embora o pudim com iogurte fique muito gostoso, ele tem um sabor diferente daquele que é conseguido nas casas das famílias italianas.

Fava de baunilha é dificil de encontrar pra todo mundo que não mora em São Paulo. Eu mesmo encomendei algumas pela internet, pois moro no interior de SP, e quem disse que elas chegaram a tempo de entregar a receita para o Beto? Usei a essência artificial, mas, quem puder, tente com a fava... fica único.

Manteiga por margarina...bem...eu não uso margarina! Sou partidária do sabor da manteiga, e ainda tenho medinho da hidrogenação da margarina...algo tão industrializado assim, não pode fazer bem!

Amoras do começo da primavera também são excelentes para acompanhar sua panna cotta, em forma de geléia com pouco açucar.

Espero que todos gostem da receita, e fico feliz pela valorização de atitudes como essa do Beto, integrar pessoas de diferentes cantos do país com o mesmo objetivo nobre: acariciar nossos paladares e o paladar de todos os que amamos! Parabéns para o Blog, para o Beto, pela iniciativa, e a todos que participaram!


Um comentário:

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...