segunda-feira, 29 de junho de 2009

Pãozinho de Queijo do meu jeito!

Olá!
Lembro de quando era novinha, meus pais costumavam visitar a fazenda de uma amiga da faculdade, a Tia Alda. A fazenda ficava em Minas Gerais, e eu vivia atrás dos cavalos, vaquinhas de leite, porquinhos, do pomar, essas coisas que só podiam apaixonar uma criança e torná-la veterinária quando mais crescidinha - e assim foi feito. Além da óbvia paixão pelos animais, eu já guardava e cuidava de outra paixão arrasadora: comidas tradicionais. Conhecer um lugar e não conhecer sua comida, seus temperos, seus utensílios de cozinha típicos, é conhecer pela metade. Os preconceituosos da comida perdem muito do cenário visitado se não se arriscam a provar aquilo que o povo local valoriza como seu: é assim com o acarajé com vatapá na Bahia, as moquecas maranhenses e capixabas, o churrasco e chimarrão gaúcho no inverno, o camarão de todas as formas do mundo no Ceará, o barreado do paranaense. Isso falando apenas do Brasil, claro. E quando eu era petitica e ia pra Minas Gerais com meus pais não era diferente: doces de leite apurados para vários pontos diferentes, queijo fresco, tachos de barro pendurados na área de serviço, geléias de todas as frutas do pomar, colheres de pau imensas, compotas, doces com base de ovos (pézinho de Portugal...), pão caseiro, café puro, leite tirado da vaca um tico só de tempo antes, angu, couve, churrasco de carneiro (com uma mistura de temperos, não só com sal), e claro, estrelando uma grande paixão de infância, Pão de Queijo. Eu lembro como se fosse hoje do cheiro do pão de queijo saindo do forno crocante, molinho por dentro, com pequenos pontos de queijo derretido no meio da massa. E é dessa lembrança, e com a ajuda de uma receita da minha mãe, que eu inventei essa aí: tem a cara da minha lembrança!

PÃO DE QUEIJO DO MEU JEITO:
(cerca de 30 pãezinhos)

500g de polvilho azedo
300mL de leite integral
150mL de óleo de girassol
3 ovos
500g de queijo meia cura ralado grosso
150g de queijo minas padrão ralado grosso
Sal (se o seu queijo não for suficiente para salgar a massa)

Coloque o polvilho numa tigela bem grande. Aqueça o leite até quase ferver, junte nele o óleo, e misture vigorosamente, para formar uma emulsão. Despeje essa mistura sobre o polvilho e mexa rapidamente com uma colher de pau, até que todo o polvilho tenha sido umedecido pelo líquido, e tente desfazer as pelotinhas. Espere esfriar, coloque os ovos, misture bem, coloque o queijo meia cura e sove bem. Por último, coloque o queijo padrão, misture delicadamente, faça bolinhas e asse sobre papel manteiga (facilita a limpeza da forma) até que fique douradinho. Recheie como quiser (queijo cremoso, queijo cremoso com azeitonas, manteiga, geléia, doce de leite...), ou coma purinho mesmo! Infalível, simples e delicioso!

2 comentários:

  1. Quando vier a BH visite o Museu de Artes e Oficios, http://www.mao.org.br/, especialmente no setor de tecelagem e cozinha. Vai gostar!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz e deu certoo !!! É facinho e fica uma delícia !! A dica é assar em fogo bem quente.. Não tem erro !!

    ResponderExcluir

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...