terça-feira, 30 de junho de 2009

Bolo de Banana Caramelado (Para cair no gosto do paranaense daqui de casa...)


Cuque é um bolo muito delicado, feito com uma miríade de frutas diferentes, e muito conhecido no sul do Brasil. Eu já comi cuque de banana do Haroldinho, cuque de banana da confeitaria A Familiar de Curitiba, cuque de frutas vermelhas do Alexandre, e cuque de uva (a melhor combinação para o meu paladar) da mãe da Thaíne (saudade desse povo...). Todos me encantaram de verdade, mas eu inventei de fazer uma receita que eu como desde pequena para o paranaense aqui de casa provar. Não sei se ela é típica de algum lugar do país, mas na minha casa, quando alguém falava em fazer Bolo de Banana, era algo muito parecido com isso que era executado...



BOLO DE BANANA CARAMELADO
Rende um bolo de buraco no meio de 25cm de diâmetro



Caramelo:
  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 3/4 de xícara de água
  • 5 bananas nanicas bem maduras
  1. Misture os dois primeiros ingredientes em uma panela (sem revestimento de teflon, para que se possa ver a cor) e cozinhe até formar uma calda não muito escura, e forre uma forma de buraco no meio de 25cm de diâmetro com ela.
  2. Corte as bananas em metades longitudinais e forre o fundo da forma. Se sobrou caramelo, pode colocar sobre as bananas. Reserve.


Massa:
  • 2 claras em neve
  • 2 gemas
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de fermento químico
  • 1 colher de chá de extrato natural de baunilha
  1. Na batedeira, bata as gemas com a água, quando dobrar de volume, acrescente o açúcar. Bata até ficar um creme claro e fofo. Coloque a baunilha, e desligue a batedeira. Misture o fermento químico com a farinha e coloque aos poucos no creme, mexendo delicadamente. Quando estiver homogênio, coloque as claras em neve, e mexa delicadamente. Não é desejável nesse momento que a massa fique muito homogênia, e sim, que tenha "grumos" de clara em neve. Coloque sobre a assadeira de buraco no meio preparada com as bananas.
  2. Leve ao forno médio (150-180 graus), e asse por aproximadamente 40 minutos. Teste com um palito para ver se está assado. Espere esfriar um pouco. Desenforme enquanto ainda estiver morno sobre um prato de servir.

Ele desenforma bem fácil, e fica com boa altura, além de lindo e gostoso, claro!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...