quinta-feira, 16 de julho de 2009

Quiche gostosa com ingredientes que eu tinha em casa


Olá!

Se existe uma coisa que me chateia é jogar comida fora. Não adianta: sempre que eu vejo algo na minha geladeira que já está "passadinho", penso porque eu comprei tanto, e existem milhares de pessoas passando necessidades no mundo quando eu posso me dar o luxo de deixar estragar algo na minha casa. Então, quando eu estava visitando minha mãe e ela me pediu para fazer uma Quiche Lorraine, não tive dúvidas: fiz uma quiche alternativa com o restinho de couve-flor cozida do almoço, e usei o queijo disponível (um parmesão de boa qualidade) ao invés de sair atrás de um gruyère. E ela ficou muito boa! Recomendo!



QUICHE COM COUVE FLOR E BACON
Rende uma quiche
Tempo de preparo: 1h



Massa:



  • 250g de farinha de trigo comum
  • 125g de manteiga sem sal gelada cortada em cubos
  • 50mL de água gelada
  • uma pitadinha de sal (eu não costumo colocar nada...)
  1. Vá esfarelando a manteiga nas palmas das mãos e misturando à farinha, até virar uma farofa não muito homogênia. Acrescente a água, misture rapidamente, formando uma bola de massa. Não sove nem mexa na massa por muito tempo, para não desenvolver o glúten da farinha, para que a massa já assada fique compacta e crocante. Envolva a massa em filme plástico, e coloque na geladeira por 20 minutos antes de usar.
  2. Coloque a massa gelada no meio de uma forma redonda de 25cm de diâmetro (com fundo removível), e vá apertando-a com as mãos, para fazer uma cobertura de todo o fundo e lateral da forma que fique não muito grossa, e bem distribuída. Faça furos em toda a massa com um garfo e asse em forno pré aquecido a 200ºC, por aproximadamente 8 minutos (ou até a massa ficar firme, mas sem dourar). Reserve.
Recheio:


  • 4 ovos
  • 100g de parmesão de boa qualidade ralado grosso na hora (cerca de 1 xícara)
  • 200g de creme de leite fresco (1 xícara)
  • 150g de bacon em cubos
  • 1 xícara de couve-flor cozida e separada em flores de 1cm de diâmetro
  • Sal, pimenta do reino preta moída e noz moscada ralada a gosto


  1. Prepare o bacon: frite-o em panela anti aderente até que toda a gordura saia e ele fique bem crocante e dourado. Reserve.
  2. Prepare o creme: Bata os ovos, acrescente o creme de leite, o queijo ralado, o sal, a noz moscada e a pimenta, e misture muito bem. Reserve.
  3. Montagem: sobre o fundo da massa pré assada, coloque a couve flor e os cubos de bacon. Sobre eles, coloque o creme de ovos. Asse no forno pré aquecido a 200ºC até firmar e ficar levemente dourado na superfície.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...