segunda-feira, 31 de agosto de 2009

De volta a minha casinha...

Mas não sem lamentar deixar para trás as pessoas que reencontrei e conheci em Bogotá. O povo Bogotano é muito simpático, gentil, festeiro. Arrisco dizer que eles possuem uma felicidade "brasileira". Das reuniões familiares às farras e salsas, todos estavam empenhados em se divertir e fazer a visita de todos os estrangeiros muito feliz e agradável. Pessoas boas, muito boas. Que saudade.
Quanto à gastronomia, devo dizer que me deixa menos saudades, rsrs. Infelizmente, os pratos típicos colombianos não agradaram meu paladar, e nem o paladar dos outros brasileiros que estavam presentes. Nem o paladar dos argentinos. Tampouco o dos chilenos. O que tenho a dizer sobre a comida típica é que ela é muito particular, utiliza ingredientes de excelente qualidade, parte de matéria prima bruta e é bastante condimentada com ervas frescas, pimentas e aromas, ou seja, não sei porque não agradou meu paladar. O Ajiaco, o prato tradicional bogotano, é uma espécie de sopa feita com 3 tipos diferentes de batatas (criolla, sabanera e tocarreñas), peito de frango desfiado e temperada com coentro e guascas. Serve-se o ajiaco (infelizmente não bati nenhuma foto!) com espigas de milho (tipo mazorca), creme de leite freco levemente fermentado, arroz cozido com leite de côco, abacate não muito maduro e alcaparras. Embora eu goste muito de todos estes ingredientes separadamente (sorry...frango não!), a combinação deles me pareceu meio demais. O sabor é muito marcado, e a sopa cai meio pesada. Já a Arepa é uma espécie de panqueca feita com milho branco e queijo, que estava doce demais ou de menos na minha opinião - para um prato salgado, doce demais, para uma sobremesa, insossa. Os bogotanos comem arepa no café da manhã, para acompanhar o almoço ou jantar, ou para um lanche. No café da manhã, eles comem um sopa com carne, arepa de queijo, ovos fritos e arroz! Sei não, mas para mim parece meio pesado...rsrs! Enfim, o que vai deixar saudade lá de Bogotá é o tal do El Corral Hamburguesas, que me serviu um Pancho (cachorro quente) num pão leve e saboroso, com uma salsicha imeeeensa bem temperada e levemente picante, com molho tipo holandês muito bem feito. Acompanhado por uma deliciosa cerveja Club Colombia, foi minha última refeição naquela cidade linda, folclórica, com um povo prestativo e simpático, com o clima mais maluco que eu já vi, e com meus amigos queridos que, mais uma vez, ficaram loooonge.
E claro que não me esqueci de vocês, amigos que pacientemente me lêem por aqui: fotografei todas as frutas que consegui até o dono do supermercado me tirar a câmera! Vão aí as deliciosas e aromáticas frutas da Colombia:

Tomate de Árbol: tem cara de tomate, tem gosto de tomate, mas tem uma casca meio picante. O suco é muito bom!



Gulupa: se parece muito com nosso maracujá, mas é mais suave e adocicada.



Lulo: Não dei descrever o sabor, só sei que é muito diferente e aromático, e seu suco é muito agradável.



Jeitinho colombiano de vender morangos: você pode escolhê-los pela cor, tamanho, maturação... e não é obrigado a comprar potinhos com morangos bonitos em cima e coisinhas insignificantes embaixo...



Uchuvas: conhecidas aqui por Physallis, são azedinhas, macias, aromáticas...




Na foto lá em cima, que abre o post, tem ainda algumas frutas abertas: Pitaya (miolo branco com sementinhas pretas), Maracuya (que é o nosso maracujá doce), Lulo (alaranjado e esverdeado, com sementinhas pequenas), Tomate de árbol (o que parece um tomate aberto), Uchuvas (physallis, pequenas e amarelinhas, baratíssimas por lá) e Gulupa (parece maracujá, com a casca roxa).

Um comentário:

  1. saudades de voce minha linda....pelo visto aproveitou bem a viagem né....adorei seu post....uma delícia de ler......até senti o gosto de algumas frutas....hunnnn...rsrsrs
    Beijão

    ResponderExcluir

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...