domingo, 27 de setembro de 2009

Meu respeito às "Donas de casa que tem um blog"

Hoje eu estava passeando pelas comunidades de comida que eu gosto no orkut, e me deparei com um comentário que me chateou um pouco. Não porquê eu me considere uma dona de casa com um blog, de jeito nenhum. Ser dona de casa exige um talento que eu não tenho. Exige paciência, dedicação, uma certa dose de docilidade e amabilidade que eu, hehehe, quem me conhece bem sabe, não tenho. Eu sou uma dona de casa bem fajuta, que decide ter muito o que estudar pra atrasar um pouco o momento de varrer o quintal, por exemplo. Mas o comentário me chateou porque eu respeito, e muito, as donas de casa, tenham ou não blog.

Bom, quem me lê por aqui sabe que eu sou fã de comida caseira. Eu já pude experimentar várias sensações gastronômicas, porque gosto de viajar e experimentar comidas locais, porque valorizo a culinária dos lugares que visito, porque tive condições financeiras para conhecer o restaurante de alguns dos chefs mais badalados aqui do Brasil (e alguns fora também, embora bem poucos). E, apesar de eu sempre sair por ai experimentando aquilo que é regional, que está na moda, que é para poucos, etc e tal, quando eu penso em sabores complexos e agradáveis, quando eu penso no que cozinhar para as pessoas próximas num domingo tranquilo, não tem jeito: o que me vem à cabeça é a comidinha caipira da minha avó, que desconhecia a possibilidade de se comprar creme de leite fresco ou nata no mercado, e pacientemente, guardava, todos os dias, a nata do leite que ela fervia de manhã para fazer para mim e para meu primo Vinicius o pudinzinho de nata, ou pannacotta, que eu tanto gosto e respeito (embora meus amigos achem que falta açúcar, rsrs). Me vem também à cabeça a comida da minha Tia Lena, que eu sempre cito aqui, que vê as receitas com olhos de lince, e que do alto da sua experiência, sabe que uma receita pode ou não dar certo pela proporção de farinha, ovos, gordura, mas que nunca na vida pisou numa escola de culinária, tampouco é chef de alguma cozinha além da dela própria. Podem vocês todos, chefs (duvido muito que tenha algum por aqui lendo isso, rsrs), tentar fazer um Pâte à Choux redondinho o suficiente que produza éclairs levíssimas, douradas, parecendo que uma nuvem explodiu dentro delas e criou o espaço perfeito para o recheio de creme não muito melado de açúcar, como eu gosto, e para a cobertura de chocolate docinho docinho, que minha Tia Lena é capaz de fazer. Verdade. Eu já perambulei por boa parte do Brasil atrás de alguém que faça como ela, ou melhor que ela, e não tem jeito: todo mundo que prova as Bombas da Tia fica com a sensação de pulga atrás da orelha de "como isso pode ser tão crocante e macio ao mesmo tempo? Tão doce e nada enjoativo?". E tem mais: minha Tia faz massa de Bombas ou Bombas, porquê se eu chegar pra ela pedindo a receita de Pâte à Choux, pra fazer éclairs ou profiterolis, ela não vai saber o que me dar. Mesmo. De verdade. Minha Tia Lena e minha avózinha, nenhuma das duas teria um blog, por não saber usar um PC. Se eles tivessem um blog, provavelmente não teriam fotos, ou se tivessem, seriam fotos que não enquadrariam adequadamente o prato, ou que não teriam luz suficiente (algo parecido com as minhas...rsrs), porque elas não aprenderam a fotografar como muitos por ai. Nem por isso elas não são as melhores cozinheiras que eu conheci.

E comida da mãe então? Ai é covardia com os melhores chefs do mundo! Tem alguém que não goste da comida da própria mãe? E será que a senhora mãezinha de todos os que criticam os blogs simples de comida caseira sabem fotografar pratos com perfeito ajuste de luz, com o delineamento certo de qual porção do prato está em destaque, qual fica ao fundo? Pode até ser que uma ou duas saibam, pode ser. Mas uma coisa é certa: essa é a comida preferida de todas as pessoas que eu conheço, a comida da mãe. A minha não sabe fotografar, vê os email e as notícias na internet, mas quem tem que descarregar as fotos da câmera dela para o computador sou eu, porque ela não sabe. E nem por isso ela deixava de me preparar pratos ogramente servidos do melhor gnocchi que existe antes de eu ir fazer as provas do vestibular, para eu ter energia. Nem de fazer a melhor feijoada, cremosa, cheia de pedaços de carne, nada gordurenta, pelo capricho em cozinhar tudo antes de incorporar ao feijão, e tirar toda a gordura. Nem deixou de queimar a batedeira quando eu era criança, batendo e batendo várias vezes por dia as receitas de sorvete que ela fazia pra eu não precisar comer sorvetes industrializados cheios de gordura trans e conservantes (e ficava sem nem um cristalzinho de gelo, tanto que eu cresci o ser mais crítico de sorvetes do mundo!). E se minha mãe tivesse um blog... ele ia ser muito parecido com o meu: sem técnica, sem boas fotos, com os textos mais simples do mundo e que associam comida boa a boa companhia e boas passagens na vida. Quantas pessoas associam o melhor dia das suas vidas a um dia em que jantaram num restaurante espetacular recém inaugurado em SP por um chef super ultra mega descolado e inovador? E quantas acham que foi o dia que ganharam um cavalinho de cabo de vassoura (sabem o que é isso? rsrs) do Vô e da Vó?
Viva a todos os blogs de pessoas que querem compartilhar de boa vontade o que fazem de melhor nas suas cozinhas!

Um comentário:

  1. oi minha linda....saudades imensas.....mas oh....vou te falar viu....depois de tudo que li aqui neste post....voto em voce na proxima campanha...seja ela o que for....apoiada...rsrsrs
    comida de mãe....ai ai...que saudades da comidinha gostosa da minha mãe, das saladas que minha Tia Nena preparava como ninguem, mesmo que fosse uma salada simples de alface, tomate, cebola e cenora raladinha, e os doces da minha vózinha...tem coisas que só dentro de uma cozinha simples, com pessoas simples são capazes de deixar recordações eternas...
    um beijão minha flor....

    ResponderExcluir

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...