segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Bouquet de alcachofras: presente da Alkachofra...


Já citei que aqui em Botucatu, nós da UNESP nos conhecemos praticamente só por apelidos? Assim que me formei, eu tive que me reacostumar a ser chamada pelo nome, e não de, rsrs, Carnicera, minha alcunha. Durante a graduação eu conheci a Alkachofra, que foi caloura quando eu estava no terceiro ano, e que ganhou esse apelido carinhoso por ser uma cidadã de São Roque, a maior produtora da flor mais gostosa que existe. E recentemente a Alkachofra (com k, é a amiga) chegou na minha casa com um delicioso bouquet de alcachofras de presente para mim. Gentil, não? Preparei-as o mais rápido que eu pude, com uma receita que não é minha preferida, mas a que eu achei que mais fosse agradar ao paladar do Haroldo (vulgo Discórdia), que nunca havia experimentado a iguaria.

Engraçado, né? Mas eu sou uma das poucas pessoas que conheço que adora - adora!! - ganhar presentes que vão direto para minha cozinha: panelas, copos, canecas, potinhos, comida. Portanto, o presente foi mais do que bem vindo, e é claro que a Alkachofra amiga foi convidada para o jantar!

Considerações sobre a receita: essa é uma receita muito, muito simples. Ninguém vai achar "complicado" preparar essa alcachofra, mas muita gente vai achar "trabalhoso". Pois eu bem digo: vale a pena. A delicadeza da flor contrasta com o sabor pungente do bacon e do parmesão (na foto, não tinha parmesão, assim que eu as tirei do forno, foram devoradas e não deu tempo pra foto não...rs), e tudo isso fica bem marcado com o molhinho mais-simples-impossível de azeite, limão e sal.

ALCACHOFRAS AO BACON E PARMESÃO COM DELICADO MOLHO DE LIMÃO

  • 3 alcachofras roxas (fresquíssimas nessa época do ano)
  • 1/2 copo de vinagre de vinho tinto
  • 1 colher de chá de sal
  • 200g de bacon (eu uso o mais magro possível) picado em cubos de 1cm de lado
  • 200g de parmesão de boa qualidade ralado grosso na hora de usar
  • Suco de 2 limões
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • Sal a gosto
  • Mais azeite para regar
  1. Limpe as alcachofras: corte com uma tesoura as pontas de todas as pétalas maiores (mais ou menos 1cm), e corte o talo (pedúnculo) o mais próximo possível da flor em si (próximo das sépalas e pétalas). Vá abrindo as pétalas com os dedos, e lave com água corrente a cada espaço que você for encontrando. Imediatamente após lavar, mergulhe a alcachofra em mais ou menos 2L de água com 1/2 xícara de vinagre de vinho tinto e 1 colher de chá de sal (para que não oxidem, ficando escuras). Faça uma por vez, para que elas fiquem de molho o mais rápido possível. Deixe-as descansando aí por aproximadamente 45minutos.
  2. Prepare sua panela de pressão com 2 dedos de água, um pouquinho de sal (que vai temperar o coração da alcachofra) e algumas tiras do talo da flor, se você quiser. Ele dá um sabor muito bom ao caldo onde vão ser cozidas as flores.
  3. Retire as alcachofras do descanso, enxaguando-as em água corrente. Vá colocando pedacinhos de bacon entre cada uma das pétalas que você for afastando, e coloque-as na panela de pressão. É melhor que elas fiquem "justinhas" na panela, para evitar que elas tombem durante o cozimento. Regue-as com azeite de oliva, feche a panela de pressão e cozinhe por 20 minutos quando começar a chiar. Eu coloquei na água do cozimento alguns dentes de alho com casca, para dar sabor aos corações, e também para comê-los com pão depois do cozimento: eles viram um creme dentro da casca, bem mais suave que o alho cru, e muito saboroso com azeite de oliva e sal, numa fatia de pão italiano...huuuuummm...
  4. Enquanto espera cozinhar, prepare o molhinho: misture o suco dos 2 limões com as 3 colheres de sopa de azeite de oliva e sal a gosto. Quem gosta pode colocar pimenta preta moída na hora, moderadamente.
  5. Quando abrir a panela, tire as alcachofras com cuidado, e coloque-as numa assadeira. Polvilhe-as com o parmesão ralado na hora, mais um fio de azeite e forno alto nela, por uns 15 minutos, até o parmesão derreter e começar a ficar crocante. Retire-as do forno e sirva com o molho de limão. Após terminar de comer as pétalas, limpe o coração e sirva-o com uma fatia de pão italiano e mais um fiozinho de azeite, e os dentes de alho que cozinharam com as flores...é bom isso, viu???

PS: um bacon mais "gordinho" poderia dar mais sabor ao coração, pois sua gordura ia derreter durante o cozimento e temperar a flor. Mas eu simplesmente não suporto gordura do bacon...rsrs, por isso uso sempre o magro.

PS2: me ocorreu que alguém pode não saber como se come a alcachofra (ninguém precisa saber tudo na vida, né???rsrs). Para comer as pétalas, retiram-se estas uma a uma, e escorregam-se no meio dos dentes, até soltar nos seus dentes uma parte mais carnudinha, que corresponde à inserção da pétala no coração da alcachofra. Pode-se ou não mergulhar a pétala no molhinho. Depois que as pétalas acabarem, retire os pelinhos (você vai saber o que é quando chegar lá, rsrs) com uma colher, e o que ficar na sua mão, é o coração: ele é macio, suave, levemente amargo, e é a parte mais "nobre" da alcachofra.

Um comentário:

  1. oi minha flor....quantas saudades.....
    menina, que receita é essa????.....eu simplesmente AMO alcachofra...hunnnn...deu agua na boca só de lembrar...heheheh...agora começa a época boa de compra-la...e com certeza vou testar essa sua receita simples, mas que com certeza tem um sabor bem marcante...
    te adoro....estou meio enrolada como vc pode notar né....mas é assim mesmo....vai chegando final de ano é aniversário do Miguel, Natal a gente sempre cisma de arrumar a casa nessa época...e olha que só estou pintando a sala....heheheh
    beijão minha linda
    fica com Deus
    e não some tanto assim viu...rsrs

    ResponderExcluir

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...