terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sorvete de baunilha de verdade!


Sou crítica para sorvetes. Cresci tomando sorvetes da Sorveteria Branca de Neve (propaganda justa), em Lins, todos os feriados, quando íamos para lá, ou então os sorvetes que minha mãe fazia em casa. Portanto, estou acostumada com sorvetes feitos com frutas, chocolate de verdade, ingredientes naturais. E tenho uma mania não muito econômica: eu gosto de sorvetes de qualidade NÃO IMPORTA O QUANTO ISSO CUSTE. O da Branca de Neve já não é o mesmo de 10 anos atrás, mas custa muito barato, cerca de R$5 uma porção grande. Se ele fosse o mesmo da minha infância e adolescência, eu pagaria o dobro, 3 vezes, mais ainda se preciso fosse, para degustar sorvete de verdade. Infelizmente, no Brasil, sorvete de qualidade não está tão disponível quanto eu gostaria. Nem pagando bem.
Não preciso nem dizer que sorvetes daquelas marcas do supermercado, sabe? Nestlé, Kibon (eu sei que não é legal ficar falando marcas, mas... no caso de sorvete, eu supero as regras de etiqueta) - esses eu não como de jeito nenhum. Às vezes eu encaro uma ou outra gelateria em São Paulo, quase sempre me decepciono, ou mato saudade da infância e vou até a Branca... Mas ando achando que para satisfazer minha chatice - assumo: frescura, falta do que fazer, etc, etc, etc - vou ter que fazer meu sorvetinho em casa. E há tempos que eu tenho pedido uma sorveteira de presente para o Haroldo, mas acho que ele não havia se convencido da real utilidade de uma dessas. Esses dias, resolvi fazer sorvete mesmo assim, sem sorveteira, já estava fazendo a receita e me conformando com cristais e cristais de gelo que sobrariam e derrubariam a qualidade do meu produto final ao chão. Mas eu precisava convencê-lo de que uma sorveteira era mais útil que um Playstation 3, ou um Home Theater. Fiz um sorvete de morango (que eu ainda quero acertar a receita) e um de baunilha. Esse último, a cada 2 horas, lá ia eu tirar o sorvete do freezer e batê-lo na batedeira para quebrar os cristaizinhos. Não é que ficou bom? Deu trabalho, mas a textura ficou muito, muito próxima da que eu gosto. E o sabor: bom o Haroldo vive comprando sorvete de creme da Nestlé. A comparação é impossivel: uma fava de baunilha inteira explodindo sabor na boca é muito, muito superior a uma essência artificial duvidosíssima de baunilha. Na foto, dá pra ver os pontinhos pretos, que são as sementinhas da fava. Vale a pena. Podem fazer essa receita tranquilos, porquê se eu aprovei, a chance de qualquer outra pessoa aprovar é muito grande. É, eu sou chata para sorvetes! E resultado: pelo visto, o Haroldo anda procurando uma sorveteira pra comprar pra mim!

SORVETE DE BAUNILHA
Fonte: adaptada de uma receita do David Lebovitz
Rende aproximadamente 1,5L
  • 250mL de leite integral
  • 1 pitada de sal
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 1 fava de baunilha
  • 500mL de creme de leite a 35% de gordura
  • 5 gemas de ovo
  • 1 colher de sopa de Vodka de boa qualidade
  1. Numa panela, aqueça o leite, junte a ele o açúcar e o sal. Abra a fava de baunilha longitudinalmente, retire as sementes e junte-as ao leite quente. Coloque junto a fava de baunilha aberta, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar por 1h.
  2. Prepare um bowl grande com gelo, coloque o creme de leite num bowl menor, e coloque este dentro do maior.
  3. Numa tigela ou bowl, misture com um fouet as 5 gemas. Reaqueça o leite, e vá colocando-o nas gemas e misturando bem, aos pouquinhos, até ter encorporado todo leite às gemas. Volte essa mistura para a panela.
  4. Cozinhe essa mistura em fogo baixo, misturando o tempo todo com uma espátula de silicone, até que a mistura fique espessa o suficiente para envolver a espátula. Coe a mistura cozida sobre o creme de leite, retire a fava de baunilha, misture com um fouet até esfriar completamente, e adicione a Vodka. Coloque o creme final num pote e leve ao freezer por uma noite.
  5. Na manhã seguinte, se você tem uma sorveteira, coloque o creme congelado nela, e siga as instruções do fabricante. Se você é uma pobre mortal como eu, a cada 2 horas, retire o pote do freezer e bata com a batedeira por 3-4 minutos. Repita pelo menos 5 vezes.

Eu sei, eu sei... dá um trabalhão, principalmente pra quem não tem sorveteira, como eu. Mas sabe o que? Fica tão gostoso, docinho, com aquele sabor honesto de baunilha, um perfume que se espalha quando você abre o pote... Faz tempo que eu não encontro um sorvete assim: simples e tudo de bom, perfeito pra acompanhar um brownie de chocolate beeeeeem amarguinho, ou para ser consumido puro mesmo, leve e encorpado... sorvete de qualidade! Que felicidade...

PS: lave bem sua fava de baunilha usada, seque-a ao sol e coloque-a num pote de açúcar. Ele fica cheirosinho, perfeito para adoçar levemente o capuccino.

PS2: não sei fotografar mesmo, e daí? Além do mais, quando bati essa foto, estava mais ou menos 30 graus e o sorvete ficava derretendo... Embora a foto não faça justiça à receita, dêem um desconto, vai? Sou só uma pobre veterinária dividindo o que faço de bom na minha cozinha com vocês!

6 comentários:

  1. Mirela minha flor....não sabia que vc era tão "chata" assim...hehehehehe....foi vc mesma quem disse viu...rsrsrsr
    mas vamos combinar ... essa sua receita realmente não pode ser comparada a nada de industrial que a gente come por ai...e vc tem razão...temos que ser rigorosos quando o assunto é alimento e principalmente quando o assunto é sorvete.....eu tb amo de paixão...mas sou beeeem menos exigente que vc....quem sabe um dia tomamos esse sorvete de baunilha juntas e papeamos bastante ...
    beijão querida

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm!! Deve ter ficado ótimoo!!
    Fiquei com vontade d fazer!! =))

    Beijoss
    Juh

    ResponderExcluir
  3. Foi dia 23/09 amoree!! rss
    Muito obrigadaa!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Eu ando fazendo sorvete em casa, mas não se iluda com a maquina, vc continuará batendo na batedeira, eu fiquei assim quando soube, para mim era colocar tudo e ser feliz sabe kkkk
    Estou acompanhando o seu blog e obrigada pela ajuda lá no Manga querida.
    Mil beijosss
    Ahhh sobre a foto, não encana não, no Manga eu tiro tb de qualquer jeito e não estou nem ai kkkk

    ResponderExcluir
  5. Amo sorvete! Não tem como não resistir! Ainda mais feito em casa de ótima procedência.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mirela, aqui a Adriene, proprietária da sorveteria Branca de Neve de Lins. Qdo vc tomava sorvete na sua infância, o sorvete era artesanal mesmo! isto é, cozinhava-se os ingredientes engrossando com araruta. Depois de fria, a calda ía para a produtora. Hoje não se usa mais esse processo e nem é mais permitido pela vigilância sanitária. Atualmente, todos os sorvetes devem ser pasteurizados (lei que nem sempre é cumprida em nosso país). A Branca de Neve foi a primeira sorveteria em Lins a pasteurizar o sorvete. Talvez seja essa a diferença que vc relata em relação ao sabor do sorvete de baunilha. Quando vir a Lins, espero sua visitinha. Aproveite e visite nossa fábrica. Vai ser um prazer fazer isso e lhe explicar todo o processo da fabricação do sorvete.
    Um gde e afetuoso abraço.
    Adriene
    Meu e-mail: nutrene@uol.com.br

    ResponderExcluir

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...