sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Strudel facinho, facinho... e abusado no açúcar!


As vezes, eu me distraio fazendo alguma coisa. Começo a escrever um texto e logo logo estou falando de alguma coisa muito diferente do assunto que me fez começar. Começo assistir um filme, e loguinho já estou pensando se eu dei comida para os cachorros, se eu tenho alguma coisa pra fazer antes de ir para a faculdade no dia seguinte, coisas assim. E quando eu estava polvilhando açúcar nesse Strudel recém-assado, me distraí sabe Deus com o que, e coloquei açúcar demais. Quer saber? Ficou ótimo mesmo assim!


STRUDEL DE MAÇÃ
Rende 1 Strudel

  • 10 maçãs gala
  • 1/2 xícara de açúcar (cerca de 100g)
  • 1/4 de colher de chá de canela em pó
  • 1/8 de colher de chá de noz moscada moída
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 3 folhas de massa phyllo e manteiga para uni-las
  • 1L de água com uma colher de sopa e suco de limão
  1. Aqueça uma colher de manteiga numa panela, e acrescente as maçãs descascadas picadas em cubinhos de 1cm (enquanto estiver picando, vá colocando os pedacinhos de molho em 1L de água e uma colher de sopa de suco de limão, para não escurecer, e deixar um gostinho bom. Escorra antes de colocar na panela). Cozinhe por alguns instantes, acrescente o açúcar, a canela e a noz moscada, mexa bem e tampe a panela. Mexa de vez em quando, até que as maçãs estejam cozidas, e levemente pastosas, sem excesso de líquido. Espere esfriar completamente.
  2. Prepare a massa: coloque numa superfície lisa uma folha da massa, e pincele manteiga derretida. Encaixe sobre essa mais uma folha, e repita o processo, até acabarem as folhas. coloque o recheio no meio da massa longitudinalmente (não sei se isso ficou claro, mas é assim: coloque uma tira de recheio com 1/3 da medida da largura da massa, bem no centro dela). Dobre as abas da massa sobre o recheio, pincelando manteiga para uni-las. Dobre as pontas da massa, para que o recheio não escape. Vire o strudel, para as emendas ficarem em contato com a forma (forrada com papel manteiga apenas). Pincele manteiga sobre ele, e asse em forno alto por 10 minutos (pode ser um pouquinho a mais ou a menos, dependendo da potência do seu forno). Fique de olho no forno, e quando estiver dourado já está no ponto!
  3. Polvilhe sobre o strudel já assado açúcar de confeiteiro e canela em pó. Sirva ainda quente.

PS: Strudel de massa phyllo é strudel de preguiçoso, eu sei, viu? Mas é que eu realmente queria usar minhas maçãs de um jeito gostoso e com pouco trabalho. Espero que gostem!

Um comentário:

  1. menina do céu....que coisa mais gostosa é essa hein....hunnn....senti até o cheirinho agora.....
    Suadades de voce....Beijão
    Um ótimo final de semana

    ResponderExcluir

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...