sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Risotto perfeito, modéstia um tico Scotta!


Essa semana eu andei com uma mão pesada na cozinha, nada do que eu fazia dava certo. A maldição da cozinha tava tão brava, que o copo do meu liquidificador desmontou 2 vezes com a receita de bolo de cenoura (??? não é a coisa mais simples do mundo???) que eu estava fazendo ontem. Ai, ainda ontem, eu até queimei o arroz! A situação estava me deixando preocupada, quando eu me dei conta que havia um restinho de camarões que sobraram de uma execução bem mal-feitinha de outro prato aqui em casa. Então eu tinha uma esperança! Fazer um risotto de camarão que tivesse um fundo muito bem sedimentado, ou seja, que fosse saboroso e encantador mesmo sem os camarões: um risotto bianco adicionado de alguns camarões. Acho que eu falei, falei e falei mas não fui clara! Acontece as vezes de eu ser meio confusa, rsrs. Mas é isso: bem simples, um risotto perfumado e adicionado de camarão! E não é que deu certo?

Deu tão certo que eu escutei do curitibano fresco daqui de casa que tinha sido um dos melhores pratos que eu tinha preparado. Que orgulho: agradá-lo não é fácil não!

Vamos ao prato, pra quem quiser surpreender alguém querido com uma comidinha fácil, rápida, e sem educação de tão gostosa! (a foto tá ruim, eu sei...bem, to bem longe de ser fotógrafa! uahauhaauha)



RISOTTO DE CAMARÃO
Minha interpretação
Rende 2 porções imensas ou 3 porções normais



Ingredientes:

  • 1,5 xícara de arroz arbóreo de boa qualidade (não, não serve o comum...rsrs)
  • 300g de camarões cinza médios descascados e sem cabeça
  • 1 cebola média picada (beeem fininha)
  • 1 dente de alho picado (beeem pequenininho)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 taça de vinho branco de boa qualidade (usei um Chardonnay argentino)
  • 1 ramo pequeno de salsa picado finamente
  • 3 folhas de cebolinha picadas finamente
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 150g de parmesão de boa qualidade ralado na hora (não, não serve de saquinho...rsrs)
  • 1 pitada generosa de pimenta do reino moida
  • 1 pitada generosa de noz moscada ralada na hora
  • sal a gosto (prove o risotto no final, e acerte o sal)
  • Caldo de camarão em quantidade suficiente para cozinhar o arroz (+ ou - 1,5L)
Para o caldo:

  • 1,7L de água
  • Cascas e cabeças dos camarões que você vai usar no risotto
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de salsa
  • 2 folhas de cebolinha
  • 4 grãos de pimenta branca
  • 1 cebola grande picada grosseiramente
  • 1 dente de alho inteiro
  • 1 pitada de sal



  1. Comece preparando o caldo: Coloque todos os ingredientes na água, e cozinhe por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando e retirando toda a espuma que se acumular na superficie. Coe o caldo, despreze todos os resíduos sólidos, e mantenha o caldo aquecido, em fogo baixo, para ser adicionado aos poucos ao risotto.
  2. Em uma panela baixa e larga, refogue levemente os camarões em azeite, até que eles fiquem vermelhinhos. Retire-os e reserve-os. Nessa mesma panela, no mesmo azeite (acrescente mais se necessário), refogue a cebola e o alho picados finamente. Quando ficarem macios, acrescente o arroz arbóreo e refogue por alguns minutos. Essa etapa é importante para começar a suavizar o amido da superfície do grão. Adicione a taça de vinho branco e mexa vigorosamente até evaporar. Quando já estiver mais sequinho (não muito), comece a adicionar o caldo da seguinte forma: coloque uma concha do caldo coado, mexa o risotto (não pare de mexer), e quando metade do caldo já tiver evaporado, acrescente mais uma. Faça isso até a superfície do grão ficar macia, e o caldo começar a ficar cremoso.
  3. O meu risotto cozinhou em 19 minutos depois que eu coloquei o vinho branco. O tempo pode variar um ou dois minutos para mais ou para menos, mas não muito mais que isso. Quando faltarem uns 5 minutos para terminar o processo, coloque os camarões levemente refogados, mexa, e continue adicionando caldo. Quando o grão estiver al dente e o caldo cremoso, é porquê seu risotto está quase pronto: falta adicionar mais uma concha de caldo (que será absorvida no tempo que o risotto vai esperar com o fogo apagado, 3 ou 4 minutos), a pimenta preta moída, uma colherada de manteiga e o queijo ralado. Tampe a panela e deixe descansar.
  4. Abra a panela, mexa o risotto delicadamente, e prove o sal. Faça as correções necessárias, adicione a salsa e a cebolinha picadinhas, mexa novamente e sirva IMEDIATAMENTE. Mais alguns minutos e o risotto vira uma pasta impossível de comer. Se suas visitas não chegaram, não comece a preparar o risotto. Isso é um erro muito comum de quem quer receber visitas com a comida já pronta. Lembre-se: a visita é quem espera pela massa e pelo risotto, nunca o contrário. Eu servi aqui em casa com salada de folhas e tomate e taças do mesmo vinho que eu usei no preparo. Vale a pena. Garanto.



PS: pode sobrar caldo, viu? Se você julgar o seu risotto pronto com menos caldo, tudo bem. Se precisar de mais, pode adicionar um pouco de água aquecida pra não ter que preparar tudo de novo. Caldo em cubinho? Eu não uso, porquê não gosto do sabor. Margarina no lugar da manteiga? Aqui em casa eu nem compro margarina! E considero que ela não faz por uma receita o que faz uma boa manteiga de qualidade...



5 comentários:

  1. é impressionante né...quando a gente quer fazer uma receita qualquer seguindo um padrão .... tudo desanda....ai quando a gente decide aproveitar um tico aqui e outro teco ali sai um prato maravilhoso...rsrsrs...a foto esta otima sim....estou com agua na boca viu....
    um super beijo

    ResponderExcluir
  2. Preciso dizer q esse risoto tava TOP TOP mesmo....muito bom...MAS O MEU VAI FICAR MELHOR!!!! Aceitei o desafio...kakaka


    zuera...


    Bjunda

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirela!!
    Olhaa... a cara desse risotto está ótima!!
    Amo camarãoo!!
    Deve ter ficado realmente uma delícia!
    Vou add seu blog no meu pra eu poder acompanhar!
    Bjãoo

    ResponderExcluir
  4. toc toc toc....saudades menina...cadu tu muié...rsrs
    beijão

    ResponderExcluir

Dúvidas? Estou aqui para tentar resolvê-las! E o que é mais provável que ocorra: me dêem dicas para melhorar! Amo aprender e terei o maior prazer em testar o seu jeitinho de fazer aquela receita...